Fissuras
- idoneengenharia

- 25 de mar. de 2020
- 1 min de leitura
Atualizado: 1 de abr. de 2020

Fissuras são sinais de alerta, esse problema é o que mais atinge as edificações residenciais, comerciais ou institucionais, o problema surge nas obras novas até as estruturas que estão prestes a colapsar.
A variação térmica dos materiais, ao longo do dia, varia de temperatura. A fissura pode aumentar no período mais quente do dia e retrair a noite. Quando as temperaturas já estão amenas, outros fatores são: encontro de diferentes materiais, por exemplo, o concreto e alvenaria, presença de umidade, carga em excesso, execução de obra vizinha, trânsito de veículos, materiais de baixa qualidade e técnica inadequada.
No geral, as fissuras com ângulo de 45° graus, localizadas na estrutura (vigas, lajes e pilares), são mais preocupantes. O profissional habilitado será capaz de avaliar se trata de um problema estrutural ou não.
O tamanho da abertura da fissura não está ligado diretamente à sua gravidade, para um diagnóstico, é preciso mapear as trincas, classificar em ativas ou passivas, e, acompanhar sua evolução, para aplicar a técnica e o material mais adequado.



Comentários